
Todo início de ano vem seguido de uma série de promessas que fazemos para nós mesmos. Junto com elas, os desafios de como cumpri-las mesmo com todos os imprevistos que a vida nos trás. Seja fazer mais atividades físicas, se alimentar melhor, se estressar menos ou economizar dinheiro: a chance de conseguirmos cumprir com essas metas, tem uma forte relação com o planejamento que fazemos para atingir esse objetivo.
No caso de economizar dinheiro, seja para pagar dívidas, viajar, ter uma poupança ou adquirir um imóvel, existem passos simples que podem ser seguidos para aumentar sua chance de êxito.
Existe uma lei conhecida como Lei de Parkinson que diz que o trabalho se estenderá para preencher o tempo determinado para sua conclusão. Essa máxima se estende ao mundo das finanças, pois temos a tendência de adaptar nossos gastos ao que recebemos.
Dessa máxima, tiramos a primeira dica:
1 – Categorize os seus gastos para identificar para onde está indo o seu dinheiro.
Existe um método muito utilizado que ajuda nessa etapa chamado Método 50-30-20. Ele faz referência ao percentual da sua renda total que é destinado a 3 grandes categorias de despesa, sendo elas:
- Despesas fixas (50%): Aluguel, Colégio, Água, Luz, Supermercado entre outros
- Variáveis de desejo (30%): Cinema, Comer fora, Netflix, Lazer entre outros
- Poupança (20%): Valor que se deseja poupar.
Os percentuais variam bastante pois cada família tem seu perfil de renda e de consumo, mas o ideal é que sempre se tenha algum percentual em todas essas categorias. Após colocar no papel o quanto se gasta em cada uma dessas categorias (olhar dois ou três meses passados), é possível ter um melhor conhecimento de onde o dinheiro está indo.
A partir dai, é possível definir uma meta mensal de economia para atingir seus objetivos.
Seja realista, uma meta muito ousada tende a desmotivar no longo prazo.
Após essa definição você descobrira se será necessário diminuir a “Variável de Desejo” para mudar para poupança ou se é possível reduzir alguma despesa fixa. Essa etapa é muito importante pois te da os parâmetros de quanto se deseja poupar e a consciência de onde sairá esse recurso, do que será necessário abdicar.
Para a segunda etapa, vou usar de uma outra máxima de um investidor de sucesso que diz:
“Não guarde o que sobra depois de gastar. Gaste o que sobra depois de guardar.” – Warren Buffett.
Desta, tiramos a próxima dica.
2 – Crie uma transferência automática mensal para sua poupança.
Essa segunda etapa permite que usemos a Lei de Parkinson a nosso favor, pois estaremos adaptando nossos gastos ao que ganhamos depois de já ter separado parte dos rendimentos para a poupança.
Com essas duas dicas simples é possível iniciar essa meta e, a partir daí, ir se aprofundando no assunto com calma.
A poupança é bem sucedida quando feita com disciplina. Não importa o valor que se começa a poupar, o importante é começar e transformar isso em um hábito.
Comentários