Tem uma cozinha compacta e não sabe como decorar de forma a aproveitar os espaços?

Confira neste post 8 dicas de como organizar de forma prática e dinâmica a sua cozinha.



Nós separamos essas 6 dicas que irão te ajudar bastante:


1. Aposte no estilo de cozinha americana

Versátil, moderna e funcional, uma cozinha americana se adapta facilmente a diferentes tipos de moradia, desde pequenos apartamentos até casas amplas. O modelo tem origem nos Estados Unidos e já se destaca em diversos países pela sua diversidade de vantagens.

Como a cozinha americana permanece integrada a outras áreas, ela contribui para a sensação de amplitude, diminuindo as estruturas verticais que limitam os espaços.

Além disso, com esse tipo de cozinha você pode receber amigos e familiares para jantares e comemorações e mantê-los integrados, sem perder o contato entre quem está preparando a refeição e quem está na sala ao lado, por exemplo.


2. Opte por cores claras

Este é um truque que nunca sai de moda! Utilizar cores claras nas paredes e tetos é uma das melhores soluções para a sensação de amplitude nos espaços. Isso porque as cores claras refletem mais a luz e faz com que o ambiente pareça maior do que ele realmente é. O ideal é utilizar tons neutros e pastéis para a base da decoração.


3. Invista em armários suspensos e prateleiras

Armários suspensos e prateleiras são uma ótima forma de aproveitar o espaço interno do seu imóvel. Com eles, é possível organizar itens e diminuir o acúmulo de objetos, além de trazer charme e aconchego para o ambiente.


4. Instale bancadas

Uma bancada pode ter múltiplas funções na mobília da cozinha, por isso é tão indicada para imóveis pequenos. Em um móvel você tem espaço de apoio para a preparação de alimentos, mesa para as refeições, divisão de ambientes integrados, entre outras utilidades.


5. Use a iluminação a seu favor

Além de embelezar os ambientes, a luz tem um papel funcional, criando efeitos e promovendo sensações. Sempre que possível, opte pela luz branca ou neutra, essas dão a impressão de que o ambiente é maior. Por sua vez, a luz amarela diminui a amplitude do ambiente, mas deixa o espaço mais aconchegante, sendo bastante indicada para os quartos, salas de estar ou pontos específicos do ambiente.


6. Procure móveis planejados para uma cozinha pequena

Móveis planejados ainda são a melhor alternativa para resolver o problema de espaço, principalmente em imóveis pequenos. Eles são projetados para atender às suas necessidades, e cumprem com o seu papel, sem deixar de serem aconchegantes e bonitos.


7. Organize com a frequência de uso

Essa dica se relaciona à otimização do seu dia a dia. Por exemplo, de nada adianta guardar um item que é utilizado diariamente em um local alto, porque no dia a dia a localização do item acaba se tornando pouco funcional na dinâmica do morador. Então, ao planejar a sua cozinha pense nos itens que você mais utiliza, como máquina de café, liquidificador, térmica, etc.


8. Decore uma cozinha pequena com azulejos

Essa última dica está relacionada à manutenção do ambiente e a versatilidade. Azulejos têm um bom custo-benefício, são de fácil fixação e manutenção e, além disso, contam com uma gama de opções que agrada a todos os gostos e estilos. Portanto, é uma ótima opção para a decoração do ambiente.


Gostou das dicas? Poste um story de sua cozinha e marque a @solum.construtora

8 visualizações0 comentário