Nova identidade visual representa um novo ciclo da Solum

Ao longo dos 13 anos de atuação em Pelotas, na região sul do RS, viemos aperfeiçoando os métodos de construção, projetando e executando com qualidade e cuidado a cada detalhe, alinhando equipe e melhorando a sua produtividade. Sempre em busca de levar mais bem viver aos clientes, evoluímos e criamos raízes. E para refletir o crescimento que trilhamos até aqui, nossa identidade visual também sofreu modificações.

Após 11 anos de atuação no mercado, 6 empreendimentos horizontais e 5 verticais realizados com sucesso, o ano de 2020, marcou a todos e também nos fez refletir sobre o que somos e o que queremos ser. Este momento nos fez parar, pensar e relembrar nossa origem, nos reconectar e redesenhar nosso propósito. Um propósito para ressignificar o “bem viver da natureza humana”.

O desenho em três dimensões que formava o antigo logotipo, deu abrigo a Solum que nasceu e prosperou. O triângulo estilizado apontando para cima, representa ascensão, base sólida e estabilidade. Simboliza energia masculina. Na alquimia representa o fogo e o ar. E a espacialidade 3D do logo reforça o conceito de construção, significando força e rigidez.





Todo este simbolismo, fundamenta o que somos e o que construímos. Uma marca de credibilidade e qualidade. E durante a reflexão de nossa história, percebemos que o nos diferencia, nossa essência, é a preocupação com o bem-estar, a transparência e o espírito de família. Isso nos possibilita criar laços para termos uma equipe e parceiros comprometidos com nossos valores resultando em entregas de empreendimentos especiais.

Relembrando nossa história, ficamos gratos com a força, a base e a estrutura que criamos, e este logo representou. E percebemos que nossa cultura de família, de proximidade, precisava de uma renovação de marca que nos conectasse com nossa essência.



As cores foram modificadas. O vermelho foi substituído pelo marrom e verde. As cores do solo e da natureza, unindo à sustentabilidade que tanto se conecta com a Solum. O logo tridimensional foi substituído por linhas e curvas, trazendo uma essência minimalista, mais simples, mais limpo, mais direcionado para o que realmente importa. Ao invés de linhas verticais que representam força e coragem ou linhas horizontais, que sugerem calma e movimento, escolhemos linhas diagonais, que representam o equilíbrio. Curvas, ovais, inspiram mensagens emocionais positivas, como amizade, amor, comunidade, relacionamento, sugerindo estabilidade e resiliência. Linhas, que representam o masculino, ligados a curvas, que representam o feminino e a natureza deu forma ao conceito da nossa empresa.

Nosso novo logo possui linhas diagonais que simbolizam raízes, o solo, a base. Que representam fonte, origem, sustentação. Que remete a ancestralidade, a família, a fertilidade. A linha central, indica o eixo da planta que se desenvolve e serve para fixá-la e nutri-la. Solum, nosso nome, possui vínculo emocional frequentemente relacionado com lugar ou cultura em que se nasceu e/ou viveu. Ao mesmo tempo que transmite sensibilidade, transmite solidez.





E assim, no meio de uma turbulência, em um caldeirão de ideias e emoções, encontramos o caminho a seguir.

Nosso slogan que antes era: “Seu bem-estar é o nosso projeto” passou a ser “Quanto mais vida, melhor”. E com um pouco de “branding” e “design emocional”, mostramos nosso reposicionamento de marca com um pouco de poesia e analogias, através de nosso manifesto:


O ciclo da vida da natureza:

As sementes crescem do solo mas é a biodiversidade que mantém o solo fértil.

A Solum é uma metáfora deste ciclo: projetos são construídos, mas é o cliente quem transforma a moradia em um lar.


Sem a Solum, o cliente não tem seu espaço.

Sem o cliente, seus projetos são “apenas” grandes obras de concreto.

Um contribui para o desenvolvimento do outro.

É uma troca.

E, numa troca, quanto mais vida, melhor.


O nosso papel é construir.

Levantamos pilares, vigas, paredes, tetos e telhados. Transformamos ideias em entregas concretas.


Somos como o solo.

Abrigamos sementes. Proporcionamos conforto e amplitude para a vida se desenvolver.

E é justamente este florescer, esta diversidade e estas novas histórias brotando todo dia que nos mantém férteis e capazes de dar início a um novo ciclo.

É para isso que a Solum se dedica, todos os dias, há mais de 10 anos.



Nosso propósito é promover o bem-viver da natureza humana.

Queremos criar laços que nos unirão durante uma vida inteira. Construir seu canto, a sua casa, participar da sua trajetória.


Na Solum, você sempre será o nosso maior projeto.

E para continuarmos crescendo juntos, quanto mais vida, melhor.



E assim, demos início a um novo ciclo de vida. Com raízes fortes que irão nutrir empreendimentos com personalidade, com identidade, com sensibilidade. Conceitos, que darão origem a projetos com um olhar a cada detalhe. Detalhes que transformam espaços em ambientes. Que pensam cuidadosamente em momentos onde pessoas possam construir a sua própria história. Rodeada de sentido. Inspirada com paixão. Com um uma pitada de poesia.

Somos a Solum. Uma empresa, uma família, uma comunidade, ligada à pessoas, ligada à natureza, ligada à essência.





54 visualizações0 comentário