top of page

Saiba mais sobre o Selo Azul + CAIXA



O Selo Casa Azul + CAIXA foi criado em 2009, com o principal objetivo de reconhecer e incentivar o uso racional de recursos naturais, assim como a escolha de soluções urbanísticas e arquitetônicas de qualidade na produção de empreendimentos habitacionais a serem executados no âmbito dos programas operacionalizados pela CAIXA.

O Selo também busca e promove a conscientização dos moradores sobre os inúmeros benefícios sociais e econômicos das construções sustentáveis. Isso representa que um empreendimento certificado Selo Azul em qualquer nível, Cristal/Bronze, Topázio/Prata, Safira/Ouro ou Diamante, apresenta soluções eficientes na criação, execução, uso, ocupação e manutenção das edificações.

  Ao adotar o selo, os empreendimentos demonstram compromisso com a sustentabilidade, contribuindo para a preservação ambiental e para a qualidade de vida da população. Além disso, essas construções não apenas reduzem o impacto ambiental, mas também tendem a diminuir os custos de manutenção dos edifícios, proporcionando um ambiente mais sustentável para todos. É importante destacar que o relacionamento com a comunidade e a gestão no pós ocupação também são considerados no Selo Azul, de forma a valorizar as pessoas que trabalham na obra, moram no empreendimento e no seu entorno.

Este selo é destinado às construtoras, incorporadoras, poder público local, empresas públicas de habitação, cooperativas, associações e entidades organizadoras sem fins lucrativos, sendo aplicável a qualquer projeto de produção de empreendimentos habitacionais, nas linhas de financiamento da CAIXA.

 

Pré-Requisitos:

Os empreendimentos candidatos ao Selo Casa Azul + CAIXA devem atender:

•         Regras dos programas e linhas de financiamento da CAIXA;

•         Política Socioambiental FGTS, se for o caso.

 

            Além disso, um dos pontos essenciais abordados no Selo Azul é a criação de espaços de convivência e práticas sustentáveis, como hortas comunitárias, plantio de árvores e ações que promovam o bem-estar e atividades esportivas. A proposta de parcerias e inovações no projeto são incentivadas, mostrando a importância do engajamento com a comunidade e a busca por soluções inovadoras que contribuam para a sustentabilidade e a qualidade de vida de todos.

            Para os futuros moradores, o empreendimento com o Certificado Selo Azul significa maior certeza de que estará adquirindo um imóvel pensado para otimizar os custos de água e energia elétrica, que seu imóvel foi pensado para reduzir eventuais riscos como ruídos provenientes de vias de grande circulação de veículos e que haverá comércio e serviços básicos a uma distância caminhável, dentre outras características social e ambientalmente responsáveis.

            A Solum Construtora é uma empresa comprometida com a responsabilidade ambiental em todas as suas operações. Desde a idealização até a entrega final de seus projetos, priorizamos as práticas que minimizem o impacto no meio ambiente. Nesse contexto, o Selo Azul é um reconhecimento importante, pois atesta um compromisso nosso com a preservação dos recursos naturais e o desenvolvimento de empreendimentos mais sustentáveis.

            Diante disso, os empreendimentos Solar Pinheiros, Solar Pinheiros II, Parque Primavera e Residencial das Flores, trabalharam diversos tópicos do Selo Azul, como por exemplo, implementando critérios de qualidade urbana, gestão eficiente de energia e água, além de produção sustentável e ações sociais. No entanto, não conseguimos obter a certificação do Selo Azul nestes empreendimentos, pelo único motivo de não possuirmos gás central, pois era um critério obrigatória na época.

Em 2021, houve uma mudança na normativa do Selo Azul, onde os empreendimentos que não conseguirem atingir algum critério obrigatório específico, como o item 2.4 de gás central, poderia receber destaque nas categorias do Selo por atenderem um número relevante dos critérios, ultrapassando a pontuação exigida em cada categoria.

Desta forma, o empreendimento RECANTO DA FIGUEIRA recebeu os destaques nas seguintes categorias do Selo Azul:

 

 

Ao obter o selo, a Solum reforça seu posicionamento como empresa, destacando-se não apenas pela qualidade de suas construções, mas também pelo seu comprometimento com a proteção do meio ambiente e o bem-estar das futuras gerações.

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page