top of page

Você sabe como cuidar da sua churrasqueira pré-moldada?

Uma preocupação recorrente com as churrasqueiras de concreto pré-moldadas são as fissuras que acontecem na emenda das peças, por serem montadas. Muitas vezes confundidas com rachaduras, as fissuras são pequenas aberturas superficiais e não causam nenhum dano ao material. Elas acontecem naturalmente pela diferença do coeficiente de dilatação dos materiais que compõem a estrutura da churrasqueira, e nas emendas das partes pré-moldadas que compõem a churrasqueira, que ao serem expostas a altas temperaturas e depois resfriadas, dilatam em proporções diferentes.

A montagem das peças da churrasqueira é feita com argamassa refratária em todas as suas emendas, a argamassa é específica para este tipo de produto pré-moldado que irá trabalhar com temperaturas altas. Confira nas imagens abaixo como é a churrasqueira antes de sua montagem e depois do processo.





















A Solum separou duas dicas muito importantes para evitar as fissuras na sua churrasqueira:


1 – Processo de Cura

O primeiro acendimento dos modelos de churrasqueiras pré-moldadas de concreto deve ser feito com ¼ de carvão comum, aproximadamente. Deve-se deixar o material queimar até o fim e repetir o processo no mínimo três vezes, para realizar o procedimento de cura do material que compõe a churrasqueira. Esta cura, com pouco carvão, é importante para que a estrutura da churrasqueira aqueça de forma lenta, evitando grandes variações de temperatura que geram as microfissuras e fazendo com que as partes pré-moldadas da churrasqueira melhor se acomodem. Esse processo também visa eliminar todos os produtos químicos e impurezas de fábrica que possam alterar o sabor dos alimentos.


2 - Limpeza

A limpeza da churrasqueira pré-moldada deve ser feita da maneira apropriada, pois se realizada de forma incorreta pode interferir diretamente na sua durabilidade. O ideal é realizar a limpeza das bordas da boca com um pano úmido, para não riscar o inox, e a parte interna com escova de cerdas firmes ou uma trincha para a remoção das cinzas. Em hipótese alguma deve ser utilizado água na limpeza da churrasqueira, pois isto causa uma grande troca térmica gerando fissuras e/ou rachaduras, devido a troca brusca de temperatura do material e também por o material que compõe a churrasqueira ter grande capacidade de absorção. Utilize a gavetinha na frente da churrasqueira para facilitar a remoção das cinzas.



5.800 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page