Conheça o Bairro Areal: o encontro entre o Centro e o Laranjal
top of page

Conheça o Bairro Areal: o encontro entre o Centro e o Laranjal

Atualizado: 2 de mai. de 2022

Conheça o perfil do bairro Areal e veja se ele é a escolha ideal para você viver


Um bairro que é a ponte entre o balneário e o coração de Pelotas, conectando o passado e o futuro da cidade. Essa é uma das maneiras que podemos resumir o que é a experiência de viver no Areal.

Localizado na Zona Leste de Pelotas, o Areal é um bairro repleto de histórias que remontam aos tempos do surgimento do município, sendo um dos mais antigos e importantes bairros da cidade. E atualmente é também um dos mais procurados para quem deseja comprar um imóvel em Pelotas - por oferecer uma excelente infraestrutura, segurança, mobilidade e qualificação dos espaços públicos.

Caracterizado predominantemente como uma região residencial e sossegada, o Areal também é “casa” para atividades econômicas da cidade, abrigando comércios e importantes indústrias, como o Shopping Pelotas, Biscoitos Zezé, Transportes Santa Maria, Parque Tecnológico de Pelotas, RBS TV, entre outras empresas.



Uma cidade e um bairro históricos

Pelotas é uma cidade diversa em suas raízes: formada principalmente pela colonização portuguesa, a Princesa do Sul, como é carinhosamente conhecida, possui também influência alemã, africana, espanhola e francesa – o que proporcionou uma riqueza cultural que pode ser vivenciada através dos prédios históricos, gastronomia, arte, eventos e demais atrativos da cidade.

💡 Você sabia? O nome da cidade – Pelotas - originou-se das embarcações de varas de corticeira forradas de couro, usadas para a travessia dos rios na época das charqueadas.

Protagonista no sul do Rio Grande do Sul, Pelotas é um centro para diversas atividades econômicas, culturais e de educação na região:

• Os Doces de Pelotas, em diferentes formatos e sabores, são produtos reconhecidos em todo Brasil pela sua qualidade;

• o município é referência em educação e pesquisa, não só a nível regional, como nacional, contando com diversas instituições de ensino médio, técnico e superior - como por exemplo a UFPel, UCPel, IFSul, Anhanguera, entre outras;

• há uma forte valorização cultural na cidade, com diversas atrações como apresentações em teatros, congressos, eventos e shows ao longo do ano;

• o agronegócio é uma importante atividade na região, seja pela pecuária, monoculturas como como arroz e soja, ou ainda pela presença da fruticultura de pêssego, morango, uva – só para citar alguns exemplos;

• e não poderíamos de citar a evolução econômica da cidade, que recentemente se tornou um polo de inovação, com a instalação de um parque tecnológico, incubadoras e o surgimento de diversas startups com destaque nacional.

Podemos dizer que o Areal é relevante em todos estes pontos. A origem do bairro remonta aos tempos das charqueadas, importante atividade econômica que impulsionou o surgimento e o crescimento de Pelotas; e atualmente, o bairro tornou-se um dos locais mais procurados por quem busca qualidade de vida, por oferecer um equilíbrio entre as rotinas da cidade e o sossego da vida do bairro. Tanto é que a cidade tem se desenvolvido rapidamente para esta zona.



Rótula que conecta a Av. Domingos de Almeida e a Av. São Francisco de Paula.


Como é viver no Areal

Com cerca de 70 mil habitantes, o Areal é um dos maiores bairros de Pelotas, possuindo uma característica residencial, com predominância de casas. Amplamente arborizado, com a presença de ciclovias e espaços públicos qualificados, é comum ver os moradores realizando atividades de lazer ao longo de todo dia, o que traz mais segurança ao bairro.

As principais vias que conectam o bairro são a Av. Domingos de Almeidas, que foi recentemente revitalizada e faz a ligação com o Centro da cidade, e a Av. São Francisco de Paula, que tem um papel fundamental na mobilidade para a Zona Norte e Laranjal.

Conta com linhas de transporte público que permitem deslocamento a diferentes pontos de Pelotas, assim como viabilizam que estudantes se desloquem diretamente do bairro para os principais centros de educação da cidade.

Próximo da praia e também do centro

Situado há cerca de 10 minutos do bairro Areal, o Laranjal é o destino preferido dos pelotenses para aproveitar a vida à beira da Lagoa dos Patos.

O balneário é um convite para atividades ao sol, prática de atividades ao ar livre, esportes náuticos e, no inverno, quando o clima é mais frio, também é ponto tradicional para tomar um chimarrão e “lagartear” ao sol.

E para quem tem que se deslocar para o Centro, o bairro também permite acesso fácil e rápido ao coração de Pelotas, com vias revitalizadas que dão acesso às principais zonas da cidade.

Assim, o morador tem o equilíbrio ideal entre dois mundos - a comodidade do centro, com o benefício de viver em uma zona mais calma e sossegada.


Vista aérea do Balneário do Laranjal. Imagem por Sunset Drones.


Atrativos do bairro Areal


Lojas tradicionais, turismo histórico, atividades ao ar livre, indústrias e centros comerciais. Nas redondezas do Areal, observamos uma ampla variedade de atrativos para você aproveitar. Dentre pontos da região, podemos destacar:

Charqueadas

A história de Pelotas se mistura com o surgimento das charqueadas. Uma importante indústria do passado, que fez com que a cidade florescesse, hoje as charqueadas são um importante ponto turístico da cidade. Atualmente, existem cerca de quatro charqueadas em funcionamento, que permitem visitação, estão disponíveis para realização de eventos e proporcionam estadia. Além disso, é possível realizar passeios de barco no Arroio Pelotas, que atravessa as propriedades.



Charqueadas de Pelotas. Foto por Rafa Marin.


Parque da Baronesa

O Parque da Baronesa é o pulmão do Areal, oferecendo uma ampla área verde, ideal para um atividades físicas, culturais ou simplesmente para contemplar a natureza. Nele também fica localizado o famoso Museu da Baronesa, que foi instalado em uma antiga residência construída em 1863, na antiga Chácara dos Barões de Três Serros.

O museu possui um acervo que reúne mais de três mil peças, retratando os hábitos da sociedade pelotense do final do século XIX ao início da década de 1930. Entre as peças estão vestimentas femininas e masculinas, camisolas, roupas íntimas, de cama, mesa e banho, mobiliário, objetos de uso pessoal, documentação histórica e fotografias.



Parque da Baronesa. Foto por Rafa Marin.

Av. Domingos de Almeida

Pode parecer estranho uma avenida ser listada como atrativo, mas a principal via que conecta a região foi recentemente revitalizada.

O grande destaque é a ampla arborização e a presença de uma ciclovia ao longo de toda sua extensão, que é um convite a uma rotina mais saudável, sustentável e segura. Assim, além de importante via de mobilidade para os moradores, é também um local de lazer ao ar livre.



Ciclovia na sombra das árvores - Av. Domingos de Almeida

Dunas Clube

Importante e tradicional clube social, de lazer e esportes da cidade, o Dunas está ao lado do terreno que irá abrigar o Recanto da Figueira. Conta com uma belíssima sede, que inclui quadras de tênis, Paddle, futebol, piscinas, golfe, entre outros.

Shopping Pelotas

No bairro localiza-se o Shopping Pelotas, um dos principais centros comerciais da cidade, reunindo diversas lojas, uma extensa praça de alimentação, cinema e serviços essenciais (bancos, farmácias, lojas de departamento). O shopping é um centro de referência para atividades de lazer e compras, não só do bairro, como da região, recebendo visitantes de diversas cidades.

Parque Una

Próximo do Shopping Pelotas está o Parque Una, um bairro planejado e inspirado em uma filosofia de urbanismo que favorece o uso do espaço urbano como forma de proporcionar qualidade de vida. Se tornou um ponto de encontro na cidade, sendo também a sede do nosso escritório administrativo.

Viva o bairro Areal

Sem dúvidas, o bairro Areal é uma ótima escolha para quem procura uma localização tranquila e integrado a natureza, mas que ao mesmo tempo permita uma conexão com a vida urbana. E agora que você já está por dentro do bairro, que tal conhecer o Recanto da Figueira, o nosso empreendimento que é lançamento no Areal?

Recanto da Figueira

O segundo empreendimento da Solum no Areal, o Recanto da Figueira irá oferecer um conceito de Eco Residencial, inédito no bairro e inspirado nas raízes do Areal - a proposta do empreendimento é de oferecer o encontro entre a vida urbana e a natureza, oportunizando aos moradores um condomínio que valoriza a integração com os espaços abertos e a diversidade de itens de lazer, proporcionando um verdadeiro parque e clube privativo como extensão do lar.

Já nas unidades, temos a novidade de três plantas disponíveis: o Recanto Reserva, que oferece um living estendido; Recanto Ares, com a liberdade de uma sacada; e o Recanto Jardim, com um garden privativo. Todos os apartamentos possuem 2 quartos e churrasqueira, com 16 exclusivas unidades com lareira.

Diferenciais que destacam o empreendimento no segmento Casa Verde Amarela em Pelotas e qualificam ainda mais o bairro.





671 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page